Experiência na hora de recrutar, pode ser a chave do sucesso para sua empresa.

Os efeitos de um processo de seleção mal sucedido.

O processo de seleção é vital para o desenvolvimento da empresa, este é o lugar onde o “sangue novo” vem para apoiar e fortalecer as estratégias definidas e alcançar as metas estabelecidas pela alta administração. Se o processo de seleção for mal elaborado, terá fortes consequências sobre a empresa.

Um processo de seleção exige fazer um investimento em dinheiro; de acordo com uma pesquisa da CareerBuilder, 41% das empresas pesquisadas tiveram que lidar com um custo de aproximadamente $ 25,000 por causa da má contratação. Dados nada desprezíveis se tivessem controlado corretamente o processo desde seus estágios iniciais. A produtividade também será afetada, um funcionário que não tem as habilidades necessárias para a vaga, não executará com eficiência as tarefas atribuídas. Uma vez que a produtividade for afetada, estará perdendo dinheiro.

No entanto, não só um impacto económico negativo ocorre, o tempo (um recurso escasso) também desperdiçado. O tempo gasto em entrevistas, testes e documentação é jogado fora. Situações bem comuns que são refletidas nos resultados da pesquisa CareerBuilder, onde 40% das empresas relataram ter perdido tempo em processos de seleção. Da mesma forma, 22% sofreram um impacto negativo sobre as soluções entregues aos clientes, afetando diretamente a reputação da empresa.

Como se isso não bastasse, há um impacto ainda maior, pois um mau funcionário pode afetar a moral e o desempenho dos outros. Incluir um funcionário com pouca capacidade em um esquema de trabalho já formado, é desconfortável para a equipe, pois terá que lutar com o mau desempenho e carregar o peso indesejado. Além disso, se a substituição ocorre em uma posição mais elevada (ex. Um chefe) pode fazer com que subordinados questionem as suas indicações e a do conselho para os chefes da empresa, bem como gerar um clima de desconfiança por estar cercado de pessoas não qualificadas. Segundo a mesma pesquisa , 36% das empresas tiveram consequências negativas sobre a moral dos funcionários.

Pelas razões expostas, é essencial que o processo implementado seja de qualidade, pois é aqui onde o sucesso das empresas começa.

Fonte:
https://www.ventrevista.com/