5 MÉTODOS COMPROVADOS PARA DIMINUIR A ROTATIVIDADE

Se você está passando por muita rotatividade, você sabe que retrocessos podem ser frustrantes. Com a produtividade, o orçamento, a moral da empresa e outras questões em mente, pode ser difícil se recuperar desses retrocessos e o melhor mesmo é evita-los. Mas como?

  1. CRIE UM PERFIL PARA O CARGO

Qualificação, habilidades e experiência são requisitos importantes, mas também são importantes elementos como: traços de personalidade, atitude e inteligência emocional. O perfil de um cargo facilita a identificação desses atributos. Ele define quais são os requisitos necessários para um indivíduo ser bem-sucedido em um cargo.

  1. AVALIE OS CANDIDATOS

Um curriculum fornece informações sobre elementos importantes de seus candidatos, mas não consegue esclarecer algumas qualidades mais sutis. É por isso que as empresas procuram ferramentas adicionais, como avaliações de personalidade. A análise de candidatos permitirá que você compare seus traços de personalidade com aqueles que você identificou no perfil do cargo.

  1. DESENVOLVA ROTEIROS ESTRUTURADOS PARA AS ENTREVISTAS

Se você pedir a um candidato um exemplo de comportamento de liderança, mas não pedir a mesma coisa para outro, como você vai saber quem se sai melhor em uma situação de liderança? A padronização de suas perguntas para as entrevistas é uma das maneiras mais eficazes de comparar as respostas dos candidatos, e um roteiro de entrevistas pode facilitar isso.

  1. OBTENHA EXEMPLOS DE COMPORTAMENTOS ANTERIORES

Às vezes, pode ser difícil obter bons exemplos de comportamentos anteriores, mas criando perguntas baseadas no comportamento, você conseguirá fazer isso. Equipando seus entrevistadores com perguntas melhores e outras perguntas associadas a elas, seus entrevistadores evitarão respostas vagas e ensaiadas – e realmente conhecerão bem o desempenho que o candidato teve no passado.

  1. FAÇA VERIFICAÇÕES DE REFERÊNCIA COM FOCO NO COMPORTAMENTO

Agora, você já é especialista em entrevistas baseadas em comportamento, então está na hora de começar a usar essa habilidade em mais situações. Com muita frequência, as empresas adotam uma abordagem muito descontraída em relação à verificação de referências, tratando-as somente como mais um item em uma lista de tarefas. Mas se você quiser abordar a rotatividade com seriedade, também precisará abordar as referências com seriedade.

The McQuaig Institute