dest-career

Desligamento de um profissional ou de vários, é sempre um evento critico nas organizações. O planejamento para que os impactos no profissional e no restante da organização sejam reduzidos ao mínimo é crucial. Gerenciar esta situação sem macular a atmosfera empresarial, o employer branding e a capacidade de atração de novos talentos exige conhecimento e experiência. Proporcionar, acompanhar e apoiar a transição de carreira traz benefícios não só aqueles que deixam a organização, mas também aos que ficam e a própria empresa. Reestruturações, downsizing e ações motivadas pelo baixo desempenho podem trazer mais resultados para as empresas se bem planejadas, comunicadas a todos os stakeholders, executadas e acompanhadas.



Career Counselling

É o conceito de aconselhamento de carreira de forma ampla. É um processo modular que pode iniciar no planejamento das ações com a definição de estratégias e planos de ação, comunicação, gerenciamento, e encerrar na transição de carreira. O career counselling é um projeto que requer conhecimento, capacitação e experiência para sua estruturação e desenvolvimento. Um cronograma eficaz e eficiente deve ter como objetivo o menor tempo de processo possível para minimizar os efeitos de desconcentração da empresa em relação ao seu core business.

Os módulos do projeto

› Fase preliminar onde são levantadas as condições e objetivos da empresa
› Etapa de planejamento em que o escopo, estratégia e planos são definidos
› Comunicação
› Acompanhamento da execução
› Transição de carreira

Apoio à transição de carreira

Um processo de desligamento de indivíduos ou grupos, rápido e sem instabilidade é extremamente importante para as organizações superarem este momento e seguirem focando em seus objetivo empresariais.

Muito importante também é apoiar e orientar, indivíduos ou grupos que deixaram a empresa, em como dar continuidade às suas carreiras reencontrando rapidamente uma nova atividade profissional que lhes traga de volta à normalidade em suas vidas.

São muitas as variáveis contidas em um processo transição de carreira. Algumas delas são totalmente desconhecidas pelos profissionais, principalmente os que nunca passaram pela experiência da transição. O apoio e orientação à transição de carreira, feito de forma estruturada por profissionais capacitados e experientes, faz muita diferença. A transferência de conhecimento sobre o mercado, momento e dinâmica, o apoio aos aspectos comportamentais normais neste momento de transição, apoio às escolhas e decisões, preparação técnica e comportamental para enfrentar e ser bem sucedido no período de transição, ampliação de rede de contatos, identificação de oportunidades e apoio a negociação são elementos fundamentais ao sucesso deste processo.